quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SÓ LEMBRANDO (III CONFERÊNCIA DO ESPORTE)

III CONFERÊNCIA NACIONAL DO ESPORTEO
QUE SERÁ QUE ACONTECEU COM AS AÇÕES E METAS DA (CNE)?

Em 2010 tivemos, em Brasília a III conferência Nacional do Esporte (CNE), evento que teve como objetivo a construção do Plano Decenal do Esporte, que visava estabelecer linhas de estratégias, ações, metas e compromissos visando o desenvolvimento do esporte no país nos próximos dez anos.

O tema era “Por um time chamado Brasil”
As linhas de estratégicas

1- SISTEMA NACIONAL DE ESPORTE E LAZER (aqui se propõe caminhos para a estrutura geral do esporte no Brasil).

2- FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL (propõe que a formação esteja articulada com a valorização profissional para que se assegurem melhores condições para atuação no Esporte e lazer).

3- ESPORTE, LAZER E EDUCAÇÃO (aqui propõe caminhos para fomentar a educação esportiva dos brasileiros e dinamizar a relação da população com o esporte educacional, recreativo e de lazer).

4- ESPORTE, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA (propõe que os espaços urbanos possibilitem a realização de atividades físicas e de lazer, bem como seu acompanhamento profissional de modo que a saúde e o desenvolvimento social estejam contemplados).

5- CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (aqui se propõe caminhos para produção de fundamentos teóricos para as políticas públicas de esporte e lazer).

6- ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO (ações que estruture de forma alinhada, as modalidades esportivas de alto rendimento, possibilitando saltos de qualidade e resultado de competitividade de alto nível).

7- FUTEBOL (garantir as condições do futebol como tradição reconhecida da população, espaços e possibilidades de acesso qualificado para a vivência do futebol).

8- FINANCIAMENTO DO ESPORTE (aqui dispõe a discussão de meios para materializar a vinculação do esporte e lazer nos orçamentos, além de concretizar a democratização na distribuição desses recursos).

9- INFRAESTRUTURA ESPORTIVA (dispõe sobre ampliar e modernizar os equipamentos de esporte e lazer do país).

10- ESPORTE E ECONOMIA (reconhecer o potencial econômico do esporte através da indústria esportiva).

Na época o então Ministro do Esporte Orlando Silvia, em todas as suas entrevistas falava sobre a Conferência e sua importância e o papel da Educação Física.
Bem depois de sua queda (devido denúncias de mal uso do dinheiro público), não se falou mais nas ações e estratégias dessa Conferência, infelizmente o que podemos ver são ações direcionadas para o esporte de rendimento e estruturas principalmente no Futebol.
Outras ações que estão sendo desenvolvidas são diferentes daquelas que a III Conferência Nacional do Esporte almejava. “desvalorização da educação física, falta de estruturas esportivas e de lazer, falta de apoio aos municípios e agora diminuição da carga horária da educação física escolar”.
Para os profissionais da Educação Física restam: “somente coragem para continuar, pois fortalecer o esporte, o lazer como meio de inclusão social, dar melhor qualidade de educação e construir políticas públicas que atendam a demanda da sociedade, é o principal legado que temos e devemos buscar”.

Nenhum comentário: